Cuidados essenciais para uma pele saudável e radiante

Dr. Vinícius Berticelli

Dr. Vinícius Berticelli

RQE 26.067/RS | 17.810/SC

A pele é o nosso maior órgão. Além de revestir o nosso organismo, controla o fluxo sanguíneo, impede a entrada de substâncias no organismo, sendo nossa primeira defesa contra o ambiente externo, protege contra os efeitos nocivos do sol e contra a perda excessiva de água, entre outros fatores. Por isso, é essencial ter uma rotina de cuidados com a nossa pele, para que ela tenha um aspecto saudável e radiante, mas também por uma questão de saúde integral.

O autocuidado com a pele vem crescendo a cada dia. Muitos pacientes, quando chegam para se consultar, já relatam usar o filtro solar ao menos uma vez ao dia e evitar exposição solar prolongada. Esse é o primeiro passo que todos deveriam ter para manter a pele saudável. Mas vai muito além disso. Por isso, trago dicas valiosas neste texto:

– Use filtro solar, pelo menos duas vezes ao dia (de manhã e antes do intervalo do almoço);

– Controle a oleosidade da sua pele, se este for o seu tipo de pele;

– Hidrate a pele seca;

– Procure um dermatologista para estabelecer uma rotina de produtos adequados ao seu tipo de pele, pensando sempre na prevenção;

– Tenha uma alimentação saudável e beba bastante água. Sim, os bons hábitos ajudam e muito na saúde e aspecto da pele. Isso inclui evitar fumar e bebidas alcóolicas em excesso.

O cuidado com a pele previne uma série de doenças, como micoses, manchas, acne, alergias e até mesmo o tão temido câncer de pele. Segundo a Academia Americana de Dermatologia, existem mais de três mil doenças de pele catalogadas atualmente. Isso mesmo, você não leu errado: são três mil!

Além das doenças de pele propriamente ditas, ainda existem muitas doenças sistêmicas que afetam vários órgãos internos, que também acabam causando lesões na pele, como a psoríase, o lúpus, a diabetes e doenças raras, estas que muitas vezes são ligadas a doenças genéticas.

As alterações hormonais, a exposição solar, a alimentação, o estresse, a genética são fatores que podem ocasionar uma série de problemas na pele, desde manchas (melasma, melanose solar, sardas, ceratose seborreica plana) até câncer de pele.

Quando eu pensei em fazer dermatologia, era disso que eu gostava: doença de pele, a dermatologia de verdade da academia de Medicina. Mas depois de entrar nesse mundo e passar a vivê-lo todos os dias, entendi que eu não deveria focar apenas na doença. Em quase todas as situações do dia a dia, a Dermatologia Estética não se dissocia das Doenças de Pele. Devolver autoestima com nossas intervenções minimamente invasivas e incentivar o cuidar diário do envelhecimento nos seus detalhes é tão importante quanto tratar uma “doença”. Foi aí que me encantei com os procedimentos dermatológicos.

E assim, juntando estética e doença, fico convicto que antes de tudo devemos prevenir. É aí que entra o autocuidado de forma integral. Agindo assim na minha rotina, meu foco é o atendimento personalizado, pensando no todo do paciente, ou seja, na parte da saúde, de doenças, do emocional e da estética. Está tudo interligado. Se você ainda não tem o cuidado com a pele necessário, procure um dermatologista e comece a se cuidar. A sua saúde e a sua pele agradecem!

Compartilhe: