O que você sabe sobre preenchedores?!
Conforme o tempo vai passando, é natural que a nossa face vá envelhecendo também. E com o envelhecimento, a face acaba perdendo o seu formato, algumas regiões perdem contorno e volume, apresentando um aspecto mais cansado. E o preenchimento facial é ideal para envelhecermos com mais naturalidade.
Hoje vamos abordar:
- Como o procedimento é realizado?
- Onde pode ser feito?
- Como eu gosto de fazer?
- Quando repetir?
Como o procedimento é realizado?
O tratamento de preenchimento facial é realizado com injeções de ácido hialurônico dentro da pele ou logo abaixo dela.
O ácido hialurônico é uma substância que já existe no nosso corpo, sendo um arcabouço para as nossas células se fixarem e ficarem no lugar, como se fosse a estrutura de um prédio, que sustenta as paredes, pisos, e tudo que vai dentro e fora dele.
Com o envelhecimento, reduzimos a produção dessa substância e, por isso, a pele, os ligamentos, ossos vão perdendo a elasticidade, ficando mais flácida, perdendo o volume, mostrando as rugas, olheiras, afinando os lábios e tornando a nossa face mais arredondada.
E é nessa parte que o procedimento de preenchimento faz toda diferença. Ele ajuda a preencher esses espaços que surgem, a profundidade do rosto, dando mais volume à região e proporcionando um formato externo mais jovial.
Cada face é única! Por isso, após criteriosa avaliação, o Dermatologista consegue definir quantas seringas de ácido hialurônico serão necessárias, assim como qual o melhor produto para ser usado. Não vou falar deste tema aqui, mas você pode ver esse vídeo lá no meu YouTube para entender quais são os tipos de preenchedores que existem.
Onde pode ser feito?
Podemos usá-lo de forma profunda, para reestruturar a face, na região malar e zigomática (maçã do rosto), mandibular e queixo e temporal. De forma mais superficial, para refinar este trabalho, nas olheiras, lábios, seja devolvendo contorno ou aumentando volume, bigode chinês e linhas de marionete.
Como eu gosto de fazer
O mais importante para mim é a segurança e conforto do paciente. Por isso, hoje realizo 100% dos preenchimentos com anestesia, com cremes de alta potência ou anestesia local, e é indispensável o uso de cânulas flexíveis. Elas evitam que possamos lesionar estruturas nobres, como vasos sanguíneos e nervos, o que pode gerar hematomas, até áreas de necrose da pele e paralisias faciais.
O segundo ponto aqui é entender se o paciente quer apenas restaurar os formatos que está perdendo, para envelhecer com mais naturalidade, ou aumentar o volume de áreas da face. Tratar essas duas queixas é muito diferente, seja na técnica de aplicação ou na escolha dos produtos. E isso se define numa boa consulta de avaliação, com calma e tempo para examinar e conversar com o paciente.
Quando repetir?
Mas agora que você chegou até aqui, está com a face reestruturada, aquele lábio de dar água na boca, não pode pensar que durará para sempre. Lembre-se que produzimos menos ácido hialurônico do que precisamos, portanto este preenchimento vai ser absorvido com o tempo.
Preenchimentos superficiais (olheiras, lábios, bigode chinês) duram cerca de 1 ano. Para os mais profundo, até um ano e meio. O que recomendo é fazer uma manutenção anual, para que não se perca todo o resultado inicial e se mantenha a naturalidade no envelhecer.