“Ué, só podemos fazer procedimentos com laser em épocas com temperaturas frias?” Na verdade, não. Afinal sempre é época de investir em tratamentos estéticos que irão melhorar a sua autoestima e bem-estar. Mas costumamos indicar o período de outono/inverno para a realização de procedimentos com laser porque, durante o tratamento, a pele fica muito mais sensível e uma das indicações para a recuperação é se proteger da exposição ao sol. Ou seja, com a temperatura mais amena, o paciente terá maior segurança e conforto nos cuidados pós-procedimento.
Agora que você já sabe porquê deve fazer tratamentos com laser nessa época do ano, é hora de descobrir um pouco mais sobre o laser na dermatologia. Nesse artigo, você vai encontrar:
- O que podemos tratar com o laser?
- Os cuidados após o tratamento
O que podemos tratar com o laser?
O laser é um grande aliado em procedimentos dermatológicos quando queremos reduzir os efeitos da idade, do envelhecimento da pele, principalmente nas patologias ligadas à exposição solar.
Os tratamentos são indicados para qualquer tipo de pele, mas é importante ressaltar que antes do procedimento, o dermatologista irá fazer uma avaliação do paciente para saber se existe alguma contraindicação.
Podemos tratar com o laser:
- Olheiras
- Manchas: sardas, manchas solares, melasma, manchas vasculares
- Rugas finas
- Pele com aspecto envelhecido
- Cicatrizes de acne e outras cicatrizes
- Vasinhos da face
- Estrias
- Remoção de pelos
- Flacidez leve
- Queloides
- Melhorar a qualidade da pele
A quantidade de sessões varia de pessoa para pessoa, dependendo do tipo de tratamento, da região tratada e do objetivo que o paciente deseja atingir. Por exemplo, quando vamos tratar aquelas manchas solares que aparecem no dorso das mãos, de 2 a 3 sessões serão necessárias.
Como existem diversos tipos de tecnologias, muitas vezes uma mesma queixa poderá ser tratada com diferentes ponteiras e até mesmo diferentes aparelhos em uma mesma sessão. O que determina qual o tipo de laser escolhido é qual “alvo” da pele o Dermatologista quer atingir.
Os cuidados após o tratamento
Como citado no início do artigo, um dos principais cuidados após a realização de procedimentos com laser é evitar a exposição ao sol, já que a pele estará sensibilizada. Por isso, inicialmente a maioria dos cremes de uso rotineiro, inclusive protetor solar, será desaconselhado. Além disso, é recomendado que o paciente beba bastante água para ajudar na hidratação da pele. Resfriar a pele será muito importante, para dar conforto e reduzir o eritema e a ardência, que são normais após as sessões da maioria dos tratamentos. Com o passar dos dias a rotina será retomada, após a pele voltar ao normal, que pode ser dentro de 24 a 72h.
É sempre importante obedecer ao cronograma de sessões estabelecido para se chegar ao resultado desejado. Entender também que um dia é muito provável que se façam novas sessões de manutenção, afinal o envelhecimento e o dano acumulado do sol não para, acontece a cada segundo que vivemos a mais.
O procedimento é realizado em consultório dermatológico e deve ser acompanhado por um profissional capacitado e qualificado. O tratamento a laser é bastante eficaz e seguro, sem apresentar efeitos colaterais à saúde do paciente.