Você certamente já me ouviu falar: “vamos deixar este seu laser para fazer no inverno.” E hoje vou te explicar o porquê disso.
A verdade é que esta época do ano pode ser uma grande aliada para realizar alguns tratamentos. Mas por que esta é a melhor estação e quais são os melhores procedimentos para realizar? A seguir você vai encontrar essas respostas.
Por que o inverno é a melhor época para cuidar da pele?
Durante esta época do ano, contamos com inúmeras vantagens para realizar os procedimentos estéticos. E a principal delas é o fato de o Sol ser mais “fraco” neste período, já que a radiação UVA e UVB incidem menos na superfície da Terra e, por consequência, na sua pele. Além disso, como preferimos procedimentos que agridem ou machucam a pele, nesta época, com temperaturas mais amenas, a ardência, o eritema e o desconforto serão menores quando comparamos com um dia de calor. O próprio suor gerado no verão já pode causar mais ardência numa pele com a epiderme lesada.
Outro ponto importante é que o inverno ajuda no repouso após a realização dos procedimentos por ser natural sairmos menos de casa, o que ajuda no processo de recuperação.
Além disso, este período pode ser usado como uma preparação para cuidar da pele antes da chegada do verão.
Quais são os melhores procedimentos para realizar no inverno?
Para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso, é muito importante consultar o Dermatologista para que seja realizada uma avaliação, considerando suas características e necessidades.
Durante o inverno, dois procedimentos são muito indicados por mim nesta época do ano.
- Peeling Facial: Aqui os ácidos são as estrelas. Uso apenas peeling químicos, restritos a uso médico! Podem ser usados mais de um tipo de ácido na mesma sessão, sempre pensando no resultado que queremos: tratar manchas, melhorar a cor e a qualidade da pele, reduzir linhas finas, tratar cicatrizes de acne ou acne em atividade, são muitas indicações.
- Laser ou Luz Intensa Pulsada: São os meus xodós pro inverno. Dependendo da tecnologia que usamos e da frequência de onda eletromagnética da luz, podemos tratar manchas solares, manchas senis, vasinhos da face, pescoço, colo, amenizar melasma, rugas finas, olheiras e pele com aspecto envelhecido, além de dar um glow para o paciente.
As temperaturas mais frias realmente podem favorecer os tratamentos estéticos e cuidados com a pele. Além desses dois procedimentos, podem ser realizados no inverno:
- Microagulhamento: ajuda no tratamento de manchas na pele, sendo responsável pela estimulação de colágeno e renovação celular.
- Radiofrequência: melhora o enrijecimento da pele e combate sinais de flacidez.
- Criofrequência: tem o objetivo de estimular a produção de colágeno e reduzir gordura localizada.
Muitos desses procedimentos causarão lesão das camadas mais externas da pele, deixando a epiderme exposta. Por isso, ela ficará sensível e pode descamar, inchar, ficar vermelha (eritema), arder ou ter sensação de calor. Por essa razão, ressalto que os cuidados com a proteção solar devem continuar durante o inverno e o paciente deve sempre aplicar filtro e se proteger do sol, ainda mais que do que o habitual, após a realização desses procedimentos.
Outro fator importante é realizar o tratamento com um profissional de confiança e qualificado, garantindo que sua saúde não esteja em risco, além de orientar todos os cuidados pós-procedimento que devem ser tomados.
Se você deseja cuidar da sua pele durante o inverno, conte comigo para te ajudar.